ISBN: 978-65-5492-133-6
DOI: 10.5281/zenodo.15554564
Descrição: É com imensa satisfação que apresentamos ao público leitor a coletânea Entre Linhas e Saberes, uma obra que se configura como expressão concreta da riqueza do pensamento plural e da potência do diálogo entre saberes diversos. Em tempos em que a complexidade dos fenômenos sociais, culturais, científicos e ambientais exige abordagens cada vez mais integradas, esta coletânea surge como uma resposta madura e comprometida com a construção de um conhecimento mais abrangente, transdisciplinar e sensível às múltiplas realidades que nos cercam.
A estrutura deste volume foi concebida com o propósito de acolher uma diversidade de vozes acadêmicas e profissionais, oriundas de distintas áreas do saber, entre as quais se destacam a educação, as ciências humanas e sociais, a saúde, a tecnologia, o meio ambiente, as artes e as ciências exatas. Cada texto aqui reunido é expressão singular de uma trajetória investigativa, de uma experiência metodológica, de uma inquietação teórica ou de uma prática significativa. São contribuições que não apenas ampliam o repertório de conhecimento disponível, mas também dialogam entre si, ainda que partam de campos disciplinares distintos. Essa confluência de olhares constitui, precisamente, o cerne da proposta editorial desta coletânea: promover a tessitura de um saber coletivo, entrecruzado e continuamente em construção.
O título Entre Linhas e Saberes é, portanto, mais do que uma metáfora. Ele revela a intencionalidade de reconhecer o valor das entrelinhas — aquilo que não se diz de forma explícita, mas que se insinua nas escolhas epistemológicas, nas abordagens éticas, nos silêncios e nas implicações de cada estudo. Ao mesmo tempo, a obra se propõe a legitimar e valorizar os múltiplos saberes, acadêmicos ou não, formais ou empíricos, que se manifestam no processo de compreender o mundo e de intervir nele de maneira crítica e transformadora. Neste sentido, esta coletânea é também um convite: à leitura atenta, à escuta respeitosa do outro, à abertura para o novo e ao compromisso com a produção de um conhecimento socialmente relevante, epistemologicamente comprometido e eticamente situado.
Ao final desta leitura, que se oferece tanto ao especialista quanto ao leitor curioso, espera-se que cada contribuição encontre ressonância e provoque reflexões. Que este livro possa cumprir seu papel como instrumento de disseminação de saberes, mas também como espaço de encontro, de articulação de ideias e de fortalecimento da interdisciplinaridade, que é, mais do que nunca, uma exigência dos nossos tempos. Que as linhas aqui escritas — e as muitas entrelinhas que as acompanham — sirvam de inspiração para novas investigações, novas parcerias e, sobretudo, para a permanente renovação do espírito crítico e criativo que move a produção do conhecimento.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Ana Vitória Dias Lima; Antonia Jucilene da Silva Barbosa; Atair Silva de Sousa; Bruna Biava de Menezes; Bruna Colle Rissardi; Bruno Jose Dani Rinaldi; Carolayne Oliveira Nascimento; Charllyngton Fábio da Silva Rodrigues; Dayanny Thays Ferreira Nunes; Edy Sanny Santana Viana; Elane Coelho da Silva; Elisbetânia Nascimento de Oliveira; Elivania dos Santos Lima; Elizabete Borges Henriques; Érika Andressa Silva; Flavio Alessandro Sommariva; Gilson Ribeiro Nachtigall; Jessica Almeida Pinheiro; Jocleane Monteiro de Carvalho; Jordinailsi da Silva Nunes; Joseane Sena Fernandes; Josélia Costa Azevedo; Juscélia Aparecida Silveira; Karinna Oliveira Rocha; Kellys dos Santos Souza; Laura Rigo; Lethiscia Agusti; Letícia Vieira Duarte; Lilian Valéria dos Santos Oliveira; Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros; Marciária da Silva Sousa; Maria da Conceição da Silva; Maria Eduarda Barbosa Coelho; Mayanne Silva Nunes; Mikelle Shaenne Montelo Medeiros; Raimundo Nonato Silva Dias; Ranilson Edilson da Silva; Rebeca Sousa da Silva; Ronilza da Silva Sequeira; Samielly Vieira Queiroz; Sirlei Martins Pereira; Tiago Henrique Ribeiro de Sousa; Verônica Sena Cruz de Sousa; Wélisson Alves dos Santos; Yasmin Ferraz de Deus.
Capítulos
Capítulo 1
A TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO SINO-AMERICANA: DA PARCERIA SUBJUGADA À PERCEPÇÃO DE “AMEAÇA CHINESA”
Letícia Vieira Duarte
Capítulo 2
GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO
Carolayne Oliveira Nascimento; Elivania dos Santos Lima; Jessica Almeida Pinheiro; Jordinailsi da Silva Nunes; Lilian Valéria dos Santos Oliveira; Mayanne Silva Nunes; Rebeca Sousa da Silva; Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 3
EDUCAÇÃO INDÍGENA NUMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA
Dayanny Thays Ferreira Nunes; Edy Sanny Santana Viana; Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros; Mikelle shaenne Montelo Medeiros; Raimundo Nonato Silva Dias; Kellys dos Santos Souza; Wélisson Alves dos Santos; Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 4
GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Antonia Jucilene da Silva Barbosa; Elane Coelho da Silva; Jocleane Monteiro de Carvalho; Karinna Oliveira Rocha; Maria Eduarda Barbosa Coelho; Samielly Vieira Queiroz; Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 5
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA
Elizabete Borges Henriques; Josélia Costa Azevedo; Joseane Sena Fernandes; Maria da Conceição da Silva; Ronilza da Silva Sequeira; Tiago Henrique Ribeiro de Sousa; Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 6
BIOMATEMÁTICA: OS NÚMEROS DA VIDA
Marciária da Silva Sousa; Elisbetânia Nascimento de Oliveira
Capítulo 7
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS REDES DE ENSINO
Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 8
VIDAS VERDES IMPORTAM: EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E NÓS SOBREVIVEMOS
Elivania dos Santos Lima; Edy Sanny Santana Viana; Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros; Mayanne Silva Nunes; Kellys dos Santos Souza; Wélisson Alves dos Santos; Ranilson Edilson da Silva
Capítulo 9
MINI ECOSSISTEMAS DIDÁTICOS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM ESCOLA PÚBLICA RURAL
Bruna Colle Rissardi; Flavio Alessandro Sommariva; Laura Rigo; Lethiscia Agusti; Yasmin Ferraz de Deus; Érika Andressa Silva
Capítulo 10
PONTES QUE ENSINAM: ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE CONSTRUÇÕES RURAIS NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Érika Andressa Silva; Bruno Jose Dani Rinaldi; Gilson Ribeiro Nachtigall; Bruna Biava de Menezes
Capítulo 11
THE RIGHT TO HIGHER EDUCATION FROM A HUMAN RIGHTS PERSPECTIVE ON A FEDERAL INSTITUTE CAMPUS
Atair Silva de Sousa; Verônica Sena Cruz de Sousa
Capítulo 12
ENTRE QUADRO E CONFLITOS: DESAFIOS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLAR
Ana Vitória Dias Lima
Capítulo 13
ARTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Sirlei Martins Pereira; Charllyngton Fábio da Silva Rodrigues
Capítulo 14
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR EQUITATIVO
Charllyngton Fábio da Silva Rodrigues
Capítulo 15
ALTAS HABILIDADES: COMO LIDAR? QUAIS SÃO OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR?
Juscélia Aparecida Silveira
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK