Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões - Volume 6

Universidade Atual




ISBN: 978-65-86013-88-7

DOI: 10.5281/zenodo.15499001

Descrição: Vivemos uma era marcada por transformações profundas e aceleradas. Os avanços tecnológicos, as dinâmicas sociais, os desafios ambientais e as novas formas de organização econômica e cultural impõem ao conhecimento humano a necessidade de se reinventar constantemente. Neste cenário, torna-se cada vez mais evidente que os saberes compartimentalizados, embora ainda relevantes, já não bastam para compreender a complexidade do mundo contemporâneo. É nesse contexto que se insere a presente obra, Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões, cuja proposta é oferecer ao leitor uma experiência de leitura plural, integradora e, sobretudo, reflexiva.
A escolha pelo título desta coletânea não é fortuita. A expressão “Saber 360°” remete, de maneira simbólica e conceitual, à ideia de amplitude, de visão global, de abertura a diferentes perspectivas do conhecimento. Em vez de se limitar a uma única área ou enfoque disciplinar, o livro propõe um diálogo transversal entre distintos campos do saber, explorando suas interseções, convergências e complementaridades. Cada capítulo constitui, assim, uma peça singular de um grande mosaico intelectual, contribuindo com reflexões originais sobre temas atuais e relevantes.
A construção desta obra coletiva partiu da convicção de que o conhecimento é, por natureza, dinâmico e interdependente. Ao reunir especialistas com trajetórias acadêmicas e profissionais diversas, buscamos proporcionar um ambiente propício ao entrelaçamento de ideias, metodologias e visões de mundo. Os textos aqui apresentados foram organizados de forma a favorecer uma leitura fluida, ainda que provocativa, respeitando a autonomia de cada contribuição, mas também estimulando a leitura crítica e comparativa entre os diferentes capítulos. O leitor encontrará, ao longo destas páginas, análises que transitam entre a educação e a ciência, a tecnologia e a cultura, o meio ambiente e a economia, a gestão e a comunicação, entre tantas outras áreas que compõem o rico universo da produção de conhecimento contemporâneo.
Importa destacar que esta obra não pretende esgotar os temas que aborda. Ao contrário, sua missão principal é lançar luzes, suscitar questionamentos, provocar inquietações intelectuais e instigar novas investigações. Trata-se, portanto, de um convite ao pensamento crítico, à curiosidade epistemológica e à valorização da diversidade cognitiva. Em um mundo marcado por incertezas e pela necessidade urgente de soluções sustentáveis e éticas, acreditamos que fomentar a interdisciplinaridade e o pensamento sistêmico seja não apenas um diferencial acadêmico, mas uma responsabilidade social.
Ao leitor que agora se debruça sobre estas páginas, desejamos uma leitura atenta, fecunda e inspiradora. Que este livro seja, ao mesmo tempo, ponto de partida e de chegada: ponto de partida para novas jornadas intelectuais, e ponto de chegada de uma busca sincera por compreender o mundo em sua multiplicidade e profundidade. Que Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões cumpra, enfim, o nobre papel de semear ideias, promover conexões e alimentar o desejo permanente de aprender, ensinar e transformar. 
Boa leitura!

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Álaze Gabriel do Breviário; Deusirene Sousa da Silva Fróes; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Reviu Barros; Sérgio Rodrigues de Souza.

Capítulos
Capítulo 1
TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL COM TDICS AVANÇADAS: INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DA BNCC NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 2
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NA ERA DAS TDICS: A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA PARA IDENTIFICAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 3
VALIDADE DE LAUDOS DE SUPERDOTAÇÃO: IMPLICAÇÕES JURÍDICAS, EDUCACIONAIS E LABORAIS PARA A INCLUSÃO DE ALTAS HABILIDADES
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 4
BIG DATA E MACHINE LEARNING NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS BASEADAS EM ANÁLISES ESTATÍSTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E QUANTITATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 5
BIG DATA ANALYTICS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTRATÉGIAS AVANÇADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA BNCC NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 6
A REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL AVANÇADA
Álaze Gabriel do Breviário; Jaine Marques de Souza; João Batista Lucena; Logan Faedda Rago; Marcelo D’Ávilla Teixeira Gomes; Deusirene Sousa da Silva Fróes

Capítulo 7
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E A INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E PRÁTICAS
Reviu Barros

Capítulo 8
UMA INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICA SOBRE AS ESFERAS DO ESCRUTÍNIO
Sérgio Rodrigues de Souza



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !