Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões - Volume 2

Universidade Atual




ISBN: 978-65-86013-82-5

DOI: 10.5281/zenodo.15468811

Descrição: Vivemos uma era marcada por transformações profundas e aceleradas. Os avanços tecnológicos, as dinâmicas sociais, os desafios ambientais e as novas formas de organização econômica e cultural impõem ao conhecimento humano a necessidade de se reinventar constantemente. Neste cenário, torna-se cada vez mais evidente que os saberes compartimentalizados, embora ainda relevantes, já não bastam para compreender a complexidade do mundo contemporâneo. É nesse contexto que se insere a presente obra, Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões, cuja proposta é oferecer ao leitor uma experiência de leitura plural, integradora e, sobretudo, reflexiva.
A escolha pelo título desta coletânea não é fortuita. A expressão “Saber 360°” remete, de maneira simbólica e conceitual, à ideia de amplitude, de visão global, de abertura a diferentes perspectivas do conhecimento. Em vez de se limitar a uma única área ou enfoque disciplinar, o livro propõe um diálogo transversal entre distintos campos do saber, explorando suas interseções, convergências e complementaridades. Cada capítulo constitui, assim, uma peça singular de um grande mosaico intelectual, contribuindo com reflexões originais sobre temas atuais e relevantes.
A construção desta obra coletiva partiu da convicção de que o conhecimento é, por natureza, dinâmico e interdependente. Ao reunir especialistas com trajetórias acadêmicas e profissionais diversas, buscamos proporcionar um ambiente propício ao entrelaçamento de ideias, metodologias e visões de mundo. Os textos aqui apresentados foram organizados de forma a favorecer uma leitura fluida, ainda que provocativa, respeitando a autonomia de cada contribuição, mas também estimulando a leitura crítica e comparativa entre os diferentes capítulos. O leitor encontrará, ao longo destas páginas, análises que transitam entre a educação e a ciência, a tecnologia e a cultura, o meio ambiente e a economia, a gestão e a comunicação, entre tantas outras áreas que compõem o rico universo da produção de conhecimento contemporâneo.
Importa destacar que esta obra não pretende esgotar os temas que aborda. Ao contrário, sua missão principal é lançar luzes, suscitar questionamentos, provocar inquietações intelectuais e instigar novas investigações. Trata-se, portanto, de um convite ao pensamento crítico, à curiosidade epistemológica e à valorização da diversidade cognitiva. Em um mundo marcado por incertezas e pela necessidade urgente de soluções sustentáveis e éticas, acreditamos que fomentar a interdisciplinaridade e o pensamento sistêmico seja não apenas um diferencial acadêmico, mas uma responsabilidade social.
Ao leitor que agora se debruça sobre estas páginas, desejamos uma leitura atenta, fecunda e inspiradora. Que este livro seja, ao mesmo tempo, ponto de partida e de chegada: ponto de partida para novas jornadas intelectuais, e ponto de chegada de uma busca sincera por compreender o mundo em sua multiplicidade e profundidade. Que Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões cumpra, enfim, o nobre papel de semear ideias, promover conexões e alimentar o desejo permanente de aprender, ensinar e transformar. 
Boa leitura!

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Artur Maciel Oliveira Neto; Carlos Alberto Ximendes; Carlos Augusto Fernandes de Medeiros; Débora Maria de Andrade Santos; Érika Andressa Silva; Evandro Freire Lemos; Felipe Carlesso Rampon; Franciane Diniz Cogo; Giovanna Barbosa Soares; Glécio Benvindo de Carvalho; Henrique Rigo; João da Silva Santos; Júlia Eduarda de Oliveira Tomaz; Laila Reis Campos; Márcio Luiz Oliveira de Aquino; Maria José Reis; Marina Maria Alves Dantas; Maurício Silva Araújo; Nédia Maria Bizarria dos Santos Galvão; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva; Vinicius Coser.

Capítulos
Capítulo 1
A FORMAÇÃO DE UM PEDAGOGO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA DE UM EX-BOLSISTA
Carlos Augusto Fernandes de Medeiros
DOI: 10.5281/zenodo.14948391

Capítulo 2
CASA DAS MINAS: HISTÓRIA, LINGUAGEM, AFRO-RELIGIOSIDADE E MÉTODOS DE ENSINO NO TOCANTE ÀS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Giovanna Barbosa Soares; Débora Maria de Andrade Santos; Carlos Alberto Ximendes 
DOI: 10.5281/zenodo.14948393

Capítulo 3
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA À SAÚDE BUCAL, SOB AS PERSPECTIVAS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Laila Reis Campos; João da Silva Santos; Maurício Silva Araújo
DOI: 10.5281/zenodo.14948402

Capítulo 4
RESENHA DO LIVRO: “SAUDADES DE DEUS E OUTROS TEXTOS”
Nédia Maria Bizarria dos Santos Galvão
DOI: 10.5281/zenodo.14948406

Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DAS CORRENTES FILOSÓFICAS PARA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA FILOSOFIA NO EDUCAR, ENSINAR E APRENDER
Márcio Luiz Oliveira de Aquino; Glécio Benvindo de Carvalho; Plínio da Silva Andrade; Raquel Lopes de Oliveira Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15264588

Capítulo 6
SEGURANÇA NO CAMPO EM FOCO: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA RURAL DE VIDEIRA/SC
Henrique Rigo; Vinicius Coser; Felipe Carlesso Rampon; Érika Andressa Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15264627

Capítulo 7
A CONSTRUÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS
Júlia Eduarda de Oliveira Tomaz; Artur Maciel Oliveira Neto; Marina Maria Alves Dantas
DOI: 10.5281/zenodo.15264633

Capítulo 8
LIVES COMO FERRAMENTAS INTEGRADORAS DE ENSINO E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Érika Andressa Silva; Franciane Diniz Cogo; Maria José Reis; Evandro Freire Lemos
DOI: 10.5281/zenodo.15264643



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !