ISBN: 978-65-86013-81-8
DOI: 10.5281/zenodo.15468830
Descrição: Vivemos uma era marcada por transformações profundas e aceleradas. Os avanços tecnológicos, as dinâmicas sociais, os desafios ambientais e as novas formas de organização econômica e cultural impõem ao conhecimento humano a necessidade de se reinventar constantemente. Neste cenário, torna-se cada vez mais evidente que os saberes compartimentalizados, embora ainda relevantes, já não bastam para compreender a complexidade do mundo contemporâneo. É nesse contexto que se insere a presente obra, Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões, cuja proposta é oferecer ao leitor uma experiência de leitura plural, integradora e, sobretudo, reflexiva.
A escolha pelo título desta coletânea não é fortuita. A expressão “Saber 360°” remete, de maneira simbólica e conceitual, à ideia de amplitude, de visão global, de abertura a diferentes perspectivas do conhecimento. Em vez de se limitar a uma única área ou enfoque disciplinar, o livro propõe um diálogo transversal entre distintos campos do saber, explorando suas interseções, convergências e complementaridades. Cada capítulo constitui, assim, uma peça singular de um grande mosaico intelectual, contribuindo com reflexões originais sobre temas atuais e relevantes.
A construção desta obra coletiva partiu da convicção de que o conhecimento é, por natureza, dinâmico e interdependente. Ao reunir especialistas com trajetórias acadêmicas e profissionais diversas, buscamos proporcionar um ambiente propício ao entrelaçamento de ideias, metodologias e visões de mundo. Os textos aqui apresentados foram organizados de forma a favorecer uma leitura fluida, ainda que provocativa, respeitando a autonomia de cada contribuição, mas também estimulando a leitura crítica e comparativa entre os diferentes capítulos. O leitor encontrará, ao longo destas páginas, análises que transitam entre a educação e a ciência, a tecnologia e a cultura, o meio ambiente e a economia, a gestão e a comunicação, entre tantas outras áreas que compõem o rico universo da produção de conhecimento contemporâneo.
Importa destacar que esta obra não pretende esgotar os temas que aborda. Ao contrário, sua missão principal é lançar luzes, suscitar questionamentos, provocar inquietações intelectuais e instigar novas investigações. Trata-se, portanto, de um convite ao pensamento crítico, à curiosidade epistemológica e à valorização da diversidade cognitiva. Em um mundo marcado por incertezas e pela necessidade urgente de soluções sustentáveis e éticas, acreditamos que fomentar a interdisciplinaridade e o pensamento sistêmico seja não apenas um diferencial acadêmico, mas uma responsabilidade social.
Ao leitor que agora se debruça sobre estas páginas, desejamos uma leitura atenta, fecunda e inspiradora. Que este livro seja, ao mesmo tempo, ponto de partida e de chegada: ponto de partida para novas jornadas intelectuais, e ponto de chegada de uma busca sincera por compreender o mundo em sua multiplicidade e profundidade. Que Saber 360°: Visões Inovadoras em Múltiplas Dimensões cumpra, enfim, o nobre papel de semear ideias, promover conexões e alimentar o desejo permanente de aprender, ensinar e transformar.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Alex Cesário de Oliveira; Aline Diandra Moleta; Beatriz de Araújo Gurgel; Camila Aparecida da Silva Albach; Cássia Milena Moraes; Deise Bastos de Araújo; Gabriel Pereira de Souza; Gabrielle Fernandes Gomes; Giovana Maria Ferreira de Oliveira; Gracielle Almeida de Aguiar; Janara Aparecida Teixeira Batista; Jucelino Junior Pereira Araujo; Luiz Alexandre Gonçalves Cunha; Márcia Miranda Chagas Vale; Maria do Socorro Corrêa da Cruz; Maria Eduarda Finger. Olinderge Priscilla Câmara Bezerra; Rafael de Sousa Carvalho; Reidy Rolim de Moura; Thiago Lucas Matos; Willian Francisco de Moura; Yasmin Vieira Favaron.
Capítulos
Capítulo 1
A ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUA APROXIMAÇÃO COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IESOL/UEPG
Camila Aparecida da Silva Albach; Aline Diandra Moleta; Gabrielle Fernandes Gomes; Reidy Rolim de Moura; Luiz Alexandre Gonçalves Cunha
DOI: 10.5281/zenodo.14789809
Capítulo 2
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE SIMULADORES DIGITAIS
Alex Cesário de Oliveira
DOI: 10.5281/zenodo.14789819
Capítulo 3
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POSSIBILITANDO INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI - AS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
DOI: 10.5281/zenodo.14789829
Capítulo 4
PROJETO VERÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Deise Bastos de Araújo; Janara Aparecida Teixeira Batista
DOI: 10.5281/zenodo.14834266
Capítulo 5
DESCOLONIZANDO A LEITURA: A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS INTERCULTURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Willian Francisco de Moura; Márcia Miranda Chagas Vale
DOI: 10.5281/zenodo.14948105
Capítulo 6
HISTÓRIAS DO FUTEBOL FEMININO: UMA INICIATIVA DE HISTÓRIA PÚBLICA
Maria Eduarda Finger; Yasmin Vieira Favaron
DOI: 10.5281/zenodo.14948111
Capítulo 7
VIOLÊNCIA SILENCIOSA: A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E SUA INVISIBILIDADE NAS RELAÇÕES CONJUGAIS
Gracielle Almeida de Aguiar
DOI: 10.5281/zenodo.14948115
Capítulo 8
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS CAUSADOS DEVIDO AO ABANDONO AFETIVO: REFLEXÕES À LUZ DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Gracielle Almeida de Aguiar
DOI: 10.5281/zenodo.14948117
Capítulo 9
OS IMPACTOS DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DA FACULDADE DO MARANHÃO
Maria do Socorro Corrêa da Cruz; Cássia Milena Moraes; Gabriel Pereira de Souza; Giovana Maria Ferreira de Oliveira; Thiago Lucas Matos
DOI: 10.5281/zenodo.14948120
Capítulo 10
A ESCRITA NAS ARTES VISUAIS: UMA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO “SE ARAR” NA PINACOTECA DO CEARÁ
Beatriz de Araújo Gurgel; Rafael de Sousa Carvalho
DOI: 10.5281/zenodo.14948122
Capítulo 11
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR ATENTO
Jucelino Junior Pereira Araujo
DOI: 10.5281/zenodo.14948134
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK